terça-feira, 17 de novembro de 2009

Carta à Laodicéia (Apocalipse 3:14-21)

Introdução:

· Cidade: Era a cidade mais rica. Possuía vários bancos. Possuía uma Escola de Medicina. Possuía uma grande indústria têxtil. Não possuía água

· Remetente: Amém – Deus da Verdade; Testemunha fiel e verdadeira – fidelidade no relato e história, cumpre o que diz; Soberano – O primeiro no tempo, princípio;

· Conheço as suas obras: Onisciência divina acima de tudo;

· Frio x quente: As cidades vizinhas (Hierápolis: águas quentes medicinais e Colossos: água fria que vinha da montanha). A água da cidade vinha por um sistema de encanamento precário muito longo, tornava a água morna e contaminada. Nem era revigorante, refrigerante. Também não era medicinalmente quente.

· Vomitar: expelir de minha presença pela falta de utilidade. Ser intragável.

· Auto-percepção: Não relatos de perseguição romana ou dos judeus, também não há falsos mestres. Estou rico, não preciso de nada;

· Percepção divina: miserável (pobre), cego, está nu, pessoa digna de compaixão. Cristianismo nominal, indiferente e acomodado sem um núcleo de resistência espiritual.

· Conselho: Ouro refinado (tesouro verdadeiro); Vestes brancas (santidade) para cobrir a nudez; Colírio para poder enxergar; Seja rápido e arrependa-se.

· Amor = repreensão e disciplina;

· Ultimato: Aviso do convite: “Estou à porta, bato, cear (comunhão). Para crentes, não para os incrédulos. Conversão. A porta só tem maçaneta do lado de dentro.

· Vencedor = Trono (autoridade) perante outros .

· Não há elogios, nem críticas por imoralidade ou falsos ensinos.

2. Proposição: Deus deseja nos ensinar que o que de pior pode acontecer a uma igreja é a acomodação e frieza espiritual, indiferença e acomodação com a vida com Deus.

Diante desta constatação contra a secularização de uma igreja, Jesus aponta 3 coisas que a igreja deve adquirir para sair da situação de vergonha:

· Ouro refinado pelo fogo: valores que resistem à provação; Riquezas descontaminadas, puras, sem segundas intenções, sem subterfúgios.

· Vestiduras brancas: santidade. “separação para o serviço de Deus, consagração”. Kadosh, hagios.

Tese: Sacerdócio universal de todos os crentes – Todos os sacerdotes (1 Pe 2.8-10): pureza interna para ministrar diante de Deus

Êxodo 39:30; Salmos 93:5; Lucas 1:75; Efésios 4:24; 1 Tessalonicenses 3:13

· Colírio: capacidade de se ver realmente. Percepção do que se é. Isso vem de Deus (Paulo – escamas nos olhos). Auto-percepção verdadeira e compatível com Deus.

3. Conclusão:

· Secularização: a quanto tempo você não tem um tempo real com Deus,

a quanto tempo não derrama uma lágrima diante de Deus,

a quanto tempo faz que Deus não fala com você por meios próprios;

a quanto tempo a inanição espiritual está dominando seu dia a dia;

· Convite para entrar e cear. A porta só tem maçaneta do lado de dentro.

· Arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário