sábado, 14 de novembro de 2009

Da solidão para a comunidade e da comunidade para a solidão

Da solidão para a comunidade e da comunidade para a solidão

Um aspecto fundamental para a nossa formação em Cristo é o dialogo entre o silencio e a comunidade, entre a quietude e a comunhão. A preferência por um ou outro pode revelar um perigoso desequilíbrio espiritual. Bonhoeffer descreve bem este perigo em seu livro “Vida em Comunhão”, dizendo: “Muitos procuram a comunhão por terem medo de ficar sozinhos. Por não suportarem a solidão são impelidos a procurar a companhia de outras pessoas. Também cristãos que não conseguem resolver seus próprios problemas, que fizeram, mas experiência consigo mesmos esperam encontrar ajuda na comunhão de seus semelhantes... quem não suporta a solidão, que tome cuidado com a comunhão, pois só causara dano, tanto a si próprio como à comunhão. Sozinho te encontravas diante de Deus quando ele te chamou; sozinho tiveste que seguir-lhe o chamado; sozinho tiveste que tomar sobre ti a cruz, lutar e orar; sozinho morreras e darás conta a Deus. Não podes fugir de ti mesmo, pois o próprio Deus te separou. Se não queres ficar sozinho, rejeitas o chamado que Cristo te fez e não terás parte na comunhão dos eleitos. ‘ Todos somos chamados a morte, e ninguém morrera em lugar do outro; cada qual lutara pessoalmente com a morte… E eu não estarei ao teu lado, nem tu do meu. ’ (Lutero). Mas também a recíproca é verdadeira: quem não se encontra na comunhão, que tome cuidado com a solidão. É na comunidade que foste chamado, e o chamado não se dirigiu a ti somente; levas a tua cruz na comunhão dos eleitos, nela lutas e oras. Jamais estarás sozinho e inclusive na morte e no dia derradeiro serás apenas um membro da grande comunidade de Jesus Cristo. Se desprezares a comunhão dos irmãos, rejeitas o chamado de Jesus Cristo, e tua vida solitária apenas te acarretara desgraça. Quando morrer, não estou sozinho na morte; se sofrer, os irmão sofrerão comigo. Concluímos, pois: sozinhos podemos ficar somente se estivermos na comunhão. Só na comunhão aprendemos a estar sozinhos no sentido correto; e somente na solidão aprendemos a viver de modo correto na comunhão. Uma coisa não precede a outra; ambas começam ao mesmo tempo, a saber, com o chamado de Jesus Cristo.”

Jesus orienta seus discípulos a orarem secretamente, no quarto, sozinhos. Ele sabia que quem sabe orar sozinho, no silencio do seu quarto, saberá orar na comunidade dos irmãos; mas quem não sabe orar no lugar secreto certamente fará belos discursos espirituais na igreja, mas não sei se podemos chamar estes discursos de oração.

A solidão e a comunhão representam um movimento espiritual é na solidão que me encontro com Deus e comigo mesmo, e é na comunhão que me encontro com meus irmãos. Torno-me mais livre apara amar meus irmãos na medida em que me nutro com o amor de Deus nos lugares secretos.

Referencia: Livro Janelas para a vida, Ricardo Barbosa; pág. 75 e 76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário